quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Metas de Desenvolvimento do Milênio

Queridos Amigos e Filiadas,

Segue abaixo matéria veiculada na Rádio ONU ( http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/174278.html) sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio:

Ban diz que mundo deve fazer mais pelas Metas do Milênio
22/12/2009 Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York*.

Secretário-Geral da ONU afirma que pretende fazer de 2010 o ano das Metas do Milênio; ele afirmou que o mundo vai ter de cumprir promessas feitas às populações mais pobres e vulneráveis, particularmente na África.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou aos líderes mundiais para participarem da cúpula sobre as Metas do Milênio, em setembro do ano que vem, em Nova York.
Num comunicado divulgado na segunda-feira pelo seu porta-voz, Ban disse que a reunião é uma oportunidade extremamente importante para o mundo redobrar os seus esforços para alcançar esses objetivos.

Progressos
Ele afirmou que o evento vai acontecer numa altura em que progressos em direção ao alcance das metas são mistos e que novas crises ameaçam os esforços globais para reduzir a pobreza extrema.

A Metas do Milênio, adotadas pela ONU em 2000, são um conjunto de oito objetivos sobre erradicação ou eliminação de males sociais até 2015.

A conferência em Nova York vai coincidir com o início da sessão de debates de alto nível da Assembleia-Geral.

O Secretário-Geral disse que pretende fazer de 2010 o ano das Metas do Milênio. Ban afirmou que da mesma forma que agora é o momento de agir contra o aquecimento global, nos próximos cinco anos o mundo vai ter de cumprir as promessas feitas às populações mais pobres e vulneráveis, particularmente na África.

Ban Ki-moon destacou que existem provas de que os objetivos de desenvolvimento do milênio podem ser alcançados, mesmo pelos países mais pobres, quando políticas apropriadas são apoiadas por recursos adequados.

Pobreza e Fome
Ele notou que as metas desencadearam esforços mundiais sem precedentes na luta contra a pobreza, fome, doenças e mudanças climáticas.

O Secretário-Geral disse, no entanto, que o mundo pode e deve fazer mais, particularmente no contexto do crescente impacto das alterações climáticas, aumento da fome e contínua recessão financeira mundial.
*Apresentação: Eduardo Costa Mendonça, Rádio ONU, Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário