quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

2º DIA DA CÚPULA MUNDIAL DA FAMÍLIA - ISTAMBUL/TURQUIA



The President of the World Family Organization, H.E. Dr. Deisi Noeli Weber Kusztra and Prime Minister of the Republic of Turkey, H.E. Mr.Recep Tayyip Erdoğan




A Diretora Executiva da UNAPMIF, Dra. Deisi Kusztra e a Vice Presidente Alzira Guimarães, ladeadas por H.E. Mr. Nikhil Seth, The Director of the United Nations ECOSOC Office for Support and Coordination.



A Presidente Rosária Sékua, com a esposa e filha do Primeiro Ministro da República da Turquia, Mr.Recep Tayyip Erdoğan







Sra. Ivonne Tagliari Opitz, da APMI de Erechim/RS e Marlene Rossi, APMI de Ouro Verde do Oeste/PR, Romaldo Skzypek, Presidente da APMI de Erechim/RS e esposa Sonia Skzypek



A Sra. Serly Santos, APMI de Catanduvas/PR, as irmãs Simone Salete e Neusa dos Reis do Instituto Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, de Itajai/SC, Caroline Bagli, da APMI de Maria Helena/PR e Sirlei Soares da APMI de Leópolis/PR





A Presidente da UNAPMIF, Rosária Sekua, A Sra. Carmen Hernandez Rosa, Directora Familia, Ninez, Adolescenica y Genero Republica Dominicana, Sra. Zélia da Silva, APMI de Iporã, e Marina Klamas Taniguchi.



A Sra. Zenaide Ribatski Schühli, APMI de Porto Amazonas/PR, Eva Santos, da APMI de Jaguapitã/PR
Tema: Alcançar a Igualdade de Gênero e do bem-estar da Família por melhoramento das capacidades e os domínios das mulheres e meninas.
Promover o acesso universal para a educação fundamental.
Reforçar as oportunidades de educação pós-primária para garotas ao mesmo tempo, cumprindo os compromissos com a educação primária universal.
Garantia de direitos e saúde sexual e reprodutiva.

JUSTIFICATIVA: A analogia de gênero no acesso à escolarização é o primeiro passo para a Igualdade de Gênero e do bem-estar familiar na educação.
Os compromissos internacionais para a educação das jovens têm-se centrado, principalmente, na educação primária. Embora este enfoque deva continuar, a realização do MDM 3 requer o reforço da educação pós-primária, as oportunidades para as meninas desde que o nível superior de educação tenha o maior rendimento para o empoderamento das mulheres como um potencial de ganho maior, capacidade de negociação para os recursos dentro da família, autonomia de decisão, o controle sobre sua própria fertilidade e de participação na vida pública.
A MDM 3 não pode ser alcançado sem a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos para as meninas e mulheres pois estes direitos são fundamentais para a capacidade de construir suas potencialidades, aproveitar as oportunidades políticas e econômicas e controle de seus destinos.
No que diz respeito à melhoria da saúde materna e redução da vulnerabilidade a infecções sexualmente transmitidas, especialmente HIV / AIDS, que é amplamente conhecido que as mulheres educadas, incluindo a educação sexual e reprodutiva, têm maior probabilidade de lidar positivamente com este problema.

Tema: Fortalecimento da Família com foco nas políticas econômicas e sociais para melhorar o acesso de mulheres e meninas no domínio de oportunidades.
Investir em infra-estrutura no âmbito familiar, focalizadas em políticas para reduzir o tempo de sobrecarga das mulheres e meninas.
Investir em “Moradia Adequada”
Garantia de direitos de propriedade e herança à mulheres e meninas.

JUSTIFICATIVA:Habilidade das mulheres e das meninas para participar de atividades educativas, produtivas e cívicas e, assim, capacitar-se economicamente e politicamente é freqüentemente limitada por uma divisão do trabalho doméstico, que atribui às mulheres e meninas a maior parte da responsabilidade pelas tarefas cotidianas de manutenção.
Para as mulheres e meninas pobres esta responsabilidade se torna mais onerosa com a falta de investimento em infra-estrutura pública, que caracteriza a maioria dos países de baixa renda. Três tipos de infra-estruturas são particularmente críticos para reduzir a carga-horária das mulheres: transportes, água e saneamento, e energia.
O tempo gasto pelas mulheres e meninas em tarefas rotineiras pode ser reduzido drasticamente, pela oferta de fontes acessíveis e econômicas dos sistemas de transportes, energia e sistemas de água e saneamento. Vale a pena mencionar que o aumento da participação das mulheres na implementação de projetos de infra-estrutura pode ajudar a superar os obstáculos ao acesso e acessibilidade.
Por outro lado, a garantia dos direitos de propriedade e herança das mulheres vai ajudar a capacitar as mulheres economicamente e socialmente e corrigir uma injustiça fundamental. Propriedade e controle do patrimônio, tais como terrenos e habitações, proporcionam segurança econômica, incentivos para a tomada de riscos econômicos que levam ao crescimento, e importantes retornos econômicos, incluindo os rendimentos. Seguro de posse de terra e da casa melhora o bem-estar das mulheres.
Direitos iguais à terra podem melhorar a eficiência produtiva. Título de terra pode servir como garantia, melhorando o acesso das mulheres ao crédito, que por sua vez pode aumentar a produção.A propriedade da terra pode atuar como fator de proteção para as mulheres contra a violência doméstica.


Tema: Redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida das famílias, promovendo a igualdade de gênero e o acesso ao "trabalho decente".
Eliminar a desigualdade de gênero no emprego

JUSTIFICATIVA:O trabalho das mulheres, remuneradas ou não, é fundamental para a sobrevivência e segurança das famílias pobres e uma via importante para escaparem da pobreza. Além disso, o trabalho remunerado é fundamental para a emancipação das mulheres.
As desigualdades de gênero existem na entrada ao trabalho, condições de trabalho, e na saída do mercado de trabalho.Ter acesso a um trabalho remunerado é essencial para a sobrevivência da família, mas não é suficiente para reduzir a pobreza e a empoderamento das mulheres.
O trabalho digno e produtivo para todos deve ser o foco.Esta sessão se dedica ao debate sobre as estratégias para reduzir as barreiras para a entrada das mulheres no trabalho como:
O acesso à educação pós-primária e formação profissional e técnica.
A expansão das políticas e programas nacionais para fornecer apoio para o cuidado das crianças, as pessoas com deficiência e idosos, como uma importante intervenção para permitir às mulheres emprego remunerado.
As desigualdades no mercado de trabalho e lacunas no salário e desemprego.
Tema: Fortalecimento das estruturas familiares, criando oportunidades iguais para o acesso de recursos financeiros, proteção social e seguridade social.
Promover a Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher através da implementação de políticas não discriminatórias em relação ao acesso das mulheres aos recursos financeiros, proteção social e a seguridade social.

JUSTIFICATIVA:Proteção social e programas de seguridade, muitas vezes excluem as mulheres por não ter em conta as diferenças de gênero na participação no mercado de trabalho.
A igualdade de acesso e de tratamento no emprego é necessária para promover os direitos dos trabalhadores e da oferta de emprego, proteção social e diálogo social.
Esta sessão irá discutir o foco necessário sobre o nível global, nacional e local, para identificar políticas e programas que são condutoras para a empoderamento econômica da mulher, os persistentes obstáculos para sua implementação e a proposta concreta para melhorias:
Discriminação das mulheres no mercado de trabalho.
Falta de disposições legais garantindo direitos econômicos das mulheres.
Falta de treinamento adequado e da tecnologia e da distribuição desigual das responsabilidades entre homens e mulheres.
Fórmulas orçamentárias a nível local que podem ter impacto ao acesso das mulheres aos recursos econômicos e financeiros.
Equilíbrio entre mulheres e homens na repartição do seu tempo ao trabalho formal, informal e não remunerado.
O Acesso às mulheres aos serviços financeiros, inclusive poupança, seguros, transferência de remessas e créditos.
Implicações de históricos de trabalhos de mulheres mais curtos, no setor formal sobre os sistemas de seguridade social





Nenhum comentário:

Postar um comentário