quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cidades se juntam para avançar nos ODMRede Objetivos do Milênio Brasil já reúne 18 municípios que trocam experiências para planejar, implantar e monit

Caros Amigos e Filiadas,

Segue abaixo matéria veiculada sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio e o trabalho desenvolvido a nível local.
Afinal, é no campo de atuação dos Municípios que poderemos trabalhar com mais afinco e visando maiores resultados nas Metas!


Cidades se juntam para avançar nos ODMRede Objetivos do Milênio Brasil já reúne 18 municípios que trocam experiências para planejar, implantar e monitorar políticas sociais

BRUNA ESCALEIRAda PrimaPagina


Um grupo de municípios brasileiros, que mescla cidades pequenas com algumas das metrópoles mais populosas do Brasil, juntou-se para compartilhar experiências de planejamento, implementação e monitoramento de políticas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a cumprir até 2015).
Chamada de Rede ODM Brasil, a iniciativa conta com 18 municípios, entre os que já aderiram e os que estão em processo de adesão. Por enquanto, não há representantes do Norte e do Centro-Oeste. Minas Gerais é o Estado com maior número de participantes (seis).
“A proposta da rede não é integrar um grande número de municípios. Aderir à rede significa que o município vai trabalhar com planejamento, desenho, implementação e monitoramento de políticas, e muitos não têm essa disposição ou não querem assumir o compromisso político que representa aderir a um pacto para combater a fome e a pobreza nas suas várias dimensões”, afirma o cientista político Sérgio Andrade, da Agenda Pública, ONG que estrutura a rede.
A rede foi lançada oficialmente em agosto. O primeiro encontro entre representantes ocorreu em Fortaleza, em 1º de dezembro.Segundo Andrade, a reunião mostrou que “a falta de planejamento é um problema muito presente [entre os municípios que aderem à rede], além da falta de capacidades específicas. Porém, a dificuldade de coordenar as diferentes áreas da administração relacionadas com o tema [dos ODM], a partir de um plano de trabalho para a melhoria dos indicadores, é uma dimensão crucial do problema”.
A rede já reúne: Belo Horizonte, Betim, Cássia, Contagem, Itaúna e Nova Lima, de Minas Gerais; Santos (SP), Pombal (PB) e Vitória (ES). Estão em processo de adesão Guarulhos, São Carlos e São Vicente, de São Paulo; Bajé e Porto Alegre, do Rio Grande do Sul; Congonhas (MG), Rio de Janeiro (RJ), Anadía (AL) e Juazeiro (BA).
Intercâmbio de boas práticas
Para aprofundar o debate sobre práticas que ajudem a alcançar os Objetivos do Milênio, a Rede ODM Brasil estabeleceu um acordo com a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, ligada à ONU), para ter acesso aos estudos feitos pela agência sobre projetos sociais bem-sucedidos. “Não significa que as tecnologias identificadas possam ser transplantadas de um lugar para outro”, adverte Andrade.
O banco de dados da CEPAL foi recentemente atualizado, durante o 2º Seminário da Rede de Intercâmbio e Difusão de Experiências Exitosas para o Alcance dos ODMs (Rede Ideea), realizado em Salvador de 19 a 20 de novembro. “O grande resultado do seminário foi identificar problemáticas e estruturas comuns entre os projetos de toda América Latina, mas é necessário adequar essas práticas ao contexto especifico de cada localidade para que funcionem efetivamente”, afirma o oficial de assuntos econômicos da CEPAL, Carlos Mussi.
Para Ana Rosa Soares, do PNUD Brasil, o seminário da Rede Ideea “foi importante, pois incorporou as práticas dos projetos ganhadores do Prêmio ODM à base de dados da Cepal, que pode ser utilizada pela Rede ODM Brasil para aprofundar suas discussões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário