sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Entidades privadas devem solicitar senha para responder Censo Suas


Prazo para a solicitação termina em 30 de setembro. Somente entidades inscritas nos Conselhos Municipais de Assistência Social podem responder os questionários

Neste ano, o Censo Suas tem um questionário específico para as entidades socioassistenciais da rede privada inscritas nos conselhos municipais de assistência social do Brasil. Para preenchê-lo, essas instituições precisam solicitar uma senha até 30 de setembro, no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A senha deverá ser solicitada por meio do endereço eletrônico . Após o pedido, o Conselho Municipal de Assistência Social terá até o fim de outubro para validar a solicitação da entidade, informando se ela está ou não inscrita no respectivo conselho. Com login e senha de acesso, as entidades poderão iniciar, até 2 de dezembro, o preenchimento do questionário da rede privada do Censo Suas 2011.

O Censo Suas 2011 permite aos gestores, técnicos, conselheiros e cidadãos conhecerem melhor os avanços e desafios da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A participação no Censo não é obrigatória, entretanto, essas informações permitirão o aprimoramento das ações da política de assistência social e o incremento da rede socioassistencial. Os dados subsidiarão a gestão do sistema e do Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (Cneas).

O questionário sobre as entidades socioassistenciais privadas permitirá que o MDS conheça melhor as entidades de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos, conforme define a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). “É também a oportunidade de elas mostrarem os serviços que ofertam e sua contribuição ao País”, afirma a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Carolina Gabas Stuchi.

De acordo com a Pesquisa das Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos (Peas), realizada em 2006, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 16 mil entidades privadas que prestam serviços na abrangência das políticas públicas do MDS. A maioria (51,8%) dessas entidades está na região Sudeste, seguida pelas Sul (22,6%), Nordeste (14,8%), Centro-Oeste (7,4) e Norte (3,4%).

Em 2010, as informações sobre as entidades da rede privada foram respondidos pelos gestores. O Censo Suas 2011 identificou 9.398 entidades da rede privada através de convênios realizados com as prefeituras. Destes, 29,9% estão em São Paulo, 19,8%, em Minas Gerais e 11,7%, no Paraná.

Neste ano, o MDS espera que as próprias entidades preencham os questionários diretamente no site e preencham as informações sobre funcionamento, recursos humanos e fontes de custeio. A meta é alcançar as 16 mil identificadas na pesquisa do Peas/IBGE de 2006.

Fonte:
Cristiane Hidaka
Ascom/MDS
(61) 3433 1065
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário