quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CÚPULA MUNDIAL DA FAMÍLIA +5 - ISTAMBUL/TURQUIA








H.E. Selma Kavaf Ministra da Turquia responsável pela Família, Mulher, Criança e Deficientes



Dra. Deisi Kusztra - Presidente da Organização Mundial da Família




O Ministério da Turquia responsável pela Família, Mulher, Criança e Deficientes, a Organização Mundial da Família e Órgão Geral de Pesquisas em Família e Ações Sociais em parceria com o Escritório de Suporte e Coordenação do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Setor de Organizações Não-Governamentais das Nações Unidas e Rede Regional Informal das Organizações Não-Governamentais têm a honra de convidá-lo para a Cúpula Mundial da Família +5, a ser realizada de 4 a 7 de Dezembro de 2009, na linda cidade de Istambul – a Capital Européia da Cultura de 2010.
Desde 2004, quando foi realizada a primeira Cúpula Mundial da Família em Sanya – China, este evento, ocorrido anualmente, continua sendo a maior parceria no sentido de tornar o presente e o futuro do Planeta mais pacífico, seguro, justo, tolerante, solidário, próspero e integrado pela mobilização e promoção da célula básica da sociedade – a Família – e um legado para as futuras gerações, por meio do engajamento de todos os setores da sociedade em um processo de “Aprendizado-Diálogo-Ação”.
Estamos igualmente orgulhosos de anunciar que, neste evento, celebraremos o 5º Aniversário da Cúpula Mundial da Família, sob o tema: “Famílias em Equilíbrio – Alcançando Igualdade de Gêneros e Empoderamento da Mulher”.
A Cúpula Mundial da Família +5, englobando o principal tema de 2010 do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (UN ECOSOC), o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 3 (ODM 3), analisará as tendências e desafios globais e nacionais e seu impacto na Igualdade de Gênero, destacando os papéis, funções, direitos, responsabilidades e deveres dos homens e mulheres e sua capacidade de reduzir a pobreza, enfocando nas Políticas de Família para o Empoderamento das Mulheres em todas as culturas.
A Cúpula Mundial da Família +5 permitirá uma nova oportunidade de discussão e reflexão sobre como os países, governos, parlamentares, sistemas judiciários, setor privado e sociedades civis têm abordado a questão e adotará a Declaração de Istambul abordando o ODM 3, a qual será apresentada às Nações Unidas como a primeira proposta para a próxima década sobre Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, considerando as perspectivas de família.
Diante do exposto, a Organização Mundial da Família, o Governo da Turquia e as Famílias Turcas têm o prazer de recebê-lo na Cúpula Mundial da Família +5, na certeza de que sua participação será de extrema importância e valor para os resultados da Cúpula.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

UNAPMIF EM AÇÃO

HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES - ARACAJU/SERGIPE

HOSPITAL MUNICIPAL RUTH CARDOSO - BALNEÁRIO CAMBORIU/SANTA CATARINA




HOSPITAL DO BAIRRO NOVO EM CURITIBA/PARANÁ


Por Rosária Sékua

A UNAPMIF vem há 15 anos trabalhando com projetos de promoção social, de saúde e de educação, sempre visando o bem-estar dos indivíduos e de suas famílias. Participa ativamente da Cúpula Mundial da família desde sua primeira edição, discutindo as 8 metas do milênio estipulada pela ONU. “Da discussão para a ação” Desde 1996 a organização tem promovido a implantação de sistema de saúde, buscando cumprir as metas 4 reduzir a mortalidade infantil e 5 melhorar a saúde materna, com a construção de maternidades em parceria com governos. Já são sete unidades até o momento implantadas e em construção em vários estados.
No Paraná:
Uma unidade em Bairro Novo – Curitiba
75 leitos

Uma unidade em Santo Antonio da Platina
70 leitos


Uma unidade em Pinhais
70 leitos
Uma unidade em Quedas do Iguaçu
50 leitos – em construção

Sergipe
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – Aracajú
Mais de 130 leitos

Bahia
Uma unidade em Pojuca
120 leitos em construção

Santa Catarina
Balneário Camboriú
170 leitos

NOVIDADES DA UNAPMIF


Com muita satisfação convidamos as associadas para as atividades da UNAPMIF do mês de outubro.
02/10: programação aberta à participação de todos – com participações nacionais e internacionais
03/10: Assembléia Geral da UNAPMIF
Destacamos alguns itens de pauta:

  • Cúpula Mundial da Família (04 a 07 de Dezembro – Istambul/Turquia)
  • Eleições 2010/UNAPMIF
  • Proposta para a alteração do logotipo da UNAPMIF
  • Plano de Trabalho (aguardamos sugestões)


    Maiores informações:

    www.worldfamilyorganization.org
    Já temos a confirmação da participação e apoio do Primeiro Ministro da Turquia
    Informamos que o material sobre a Cúpula Mundial da Família no website da Organização mundial da família está sendo traduzido para português, e também que todas as novidades serão postadas no blog e no website da UNAPMIF.

    terça-feira, 18 de agosto de 2009

    8º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

    ESTABELECER UMA PARCERIA MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO

    7º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

    GARANTIR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

    6º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

    COMBATER O HIV/AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

    5º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO


    MELHORAR A SAÚDE MATERNA

    4º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

    REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL

    3º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

    IGUALDADE DE GÊNEROS E EMPODERAMENTO DA MULHER

    2º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

    GARANTIR ENSINO BÁSICO UNIVERSAL

    1º OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO


    ERRADICAR A POBREZA EXTREMA E A FOME

    REUNIÃO EM BIGUAÇU - SANTA CATARINA



    A Diretora Executiva da UNAPMIF, Dra. Deisi Kusztra, no dia 13 de agosto de 2009, em atenção ao convite da Câmara Municipal de Biguaçu, Santa Catarina, conversou com os Vereadores sobre o Projeto de Implantação do Sistema de Saúde no Município.

    quarta-feira, 12 de agosto de 2009

    SEM FINS LUCRATIVOS

    As organizações sem fins lucrativos são organizações de natureza jurídica sem fins de acumulação de capital para o lucro dos seus diretores. Todo seu lucro deve ser reinvestido em estrutura ou outras áreas da pessoa jurídica.

    ASSOCIAÇÃO

    Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de associação ou seu objetivo podemos dizer que a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos.

    A associação então, é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns. Esquematicamente podemos representar as associações como sendo:

    As associações assumem os princípios de uma doutrina que se chama associativismo e que expressa a crença de que juntos, nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta. Esses princípios são reconhecidos no mundo todo e embasam as várias formas que as associações podem assumir: oscips, cooperativas, sindicatos, fundações, organizações sociais, clubes. O que irá diferenciar a forma jurídica de cada tipo de associação é basicamente os objetivos que se pretende alcançar. Os princípios gerais são os seguintes:

    1 - PRINCÍPIO DA ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE“As associações são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócio, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero”.

    2 – PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS SÓCIOS“As associações são organizações democráticas, controladas por seus sócios, que participam ativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios”.

    3 – PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS SÓCIOS“Os sócios contribuem de forma eqüitativa e controlam democraticamente as suas associações. Os sócios destinam eventual superávit para os seus objetivos através de deliberação em assembléia geral”.
    4. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA“As associações são organizações autônomas de ajuda mútua, controladas por seus membros. Entrando em acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, devem fazê-lo de forma a preservar seu controle democrático pelos sócios e manter sua autonomia”.

    5 – PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO“As associações devem proporcionar educação e formação aos sócios, dirigentes eleitos e administradores, de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Eles deverão informar o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação”.

    6- PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO“As associações atendem a seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento associativista trabalhando juntas, através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais”.

    7 – INTERESSE PELA COMUNIDADE“As associações trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, municípios, regiões, estados e país através de políticas aprovadas por seus membros”.
    De modo geral as associações caracterizam-se por:
    · Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns;· Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc;· Seus fins podem ser alterados pelos associados;· Os seus associados deliberam livremente;· São entidades do direito privado e não público.

    terça-feira, 11 de agosto de 2009

    MISSÃO DA UNAPMIF

    · Reorganização Legal de Entidades Sociais;
    · Reorganização Técnica das Entidades Sociais;
    · Treinamento de Diretorias;
    · Profissionalização de voluntariado;
    · Troca de experiências e intercâmbios entre voluntários, profissionais e Entidades Sociais filiadas;
    · Viabilização de parcerias com o Setor Público;
    Viabilização de parcerias com o Setor Privado;
    · Elaboração, supervisão e avaliação de projetos;
    · Orientação nos trâmites para obtenção de Registros e Certificados junto a órgãos públicos e na obtenção de Títulos de Utilidade Pública;
    · Treinamentos em áreas específicas de interesse;
    · Representação dos nossos filiados perante o poder público;
    · Divulgação do trabalho das filiadas no website.